-
Arquitetos: James & Mau
- Área: 660 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jakub Certowicz
-
Fabricantes: Alucobond, Aluprof, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno disponível é uma área verde em um grande lote plano cercado por um prédio industrial, um estacionamento para funcionários, um pátio de caminhões e um pequeno prédio de escritórios que dá acesso ao recinto.
Precisamente ao lado deste último, existe um pequeno bosque de árvores que decidimos manter e utilizar como antecâmara física do novo volume mas, sobretudo, como gerador conceitual do projeto. Em um ambiente tão hostil, queríamos que o trabalho no escritório fosse um refúgio revigorante.
O novo volume divide a área verde existente em três partes, para as quais as fachadas norte, sul e leste estão voltadas, mas especialmente para as quais os limites da edificação são estendidos por paredes grossas. Estes criam fechamentos exteriores que funcionam como um amortecedor entre o escritório e o trabalho industrial, gerando a sensação de que além do volume tudo é verde, esquecendo o ambiente ao nosso redor. Este último é aprimorado pelo uso de um material de fachada industrial atípico, como o tijolo.
A fachada oeste é contígua à zona industrial e, por isso, abriga os serviços menos utilizados, mantendo-a quase sem aberturas. A outra edificação de três fachadas possui salas, escritórios e apartamentos de funcionários com grandes janelas para captar a luz e persianas metálicas que controlam a incidência solar evitando-a no verão e captando-a no inverno.
Uma parte menor do programa é distribuída no segundo andar para ocupar menos a área verde existente. Desta forma, surge um volume de escritórios abstraído do ambiente hostil graças ao recuo de todo o seu perímetro.
No térreo existem dois espaços de “amortecimento térmico” com fachadas de vidro duplo que, graças ao controle solar das persianas, são aquecidos no inverno e resfriados no verão. É através deles que o ar exterior limpo é pré-climatizado antes de entrar no interior para um menor consumo de energia. Esses espaços são uma alternativa passiva às máquinas de recuperação de calor para ventilação e podem ser usufruídos pelos usuários como estufas ou terraços para descansar, comer, conversar, etc.